quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Evangelho de hoje: Mt 20,17-28

Meditando o Evangelho de hoje

Dia Litúrgico: Quarta-Feira, 24 de Fevereiro

Evangelho de hoje: Mt 20,17-28

Tempo da Quaresma 

Nisso aproximou-se a mãe dos filhos de Zebedeu com seus filhos e prostrou-se diante de Jesus para lhe fazer uma súplica. Perguntou-lhe ele: "Que queres?”. Ela respondeu: "Ordena que estes meus dois filhos se sentem no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Jesus disse: "Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu devo beber?”. "Sim” – disseram-lhe. "De fato, bebereis meu cálice. Quanto, porém, a sentar-vos à minha direita ou à minha esquerda, isso não depende de mim vo-lo conceder. Esses lugares cabem àqueles aos quais meu Pai os reservou”.




Comentário

O sonho ingênuo da mãe dos dois apóstolos, Tiago e João, o desejo de vê-los ambos como ministros no reino messiânico de Jesus, é afastado pelo próprio Cristo, que formula o código da verdadeira autoridade cristã. Ela é bem diversa daquela exercida pelos políticos e poderosos na história da humanidade. Trata-se da escolha do humilde serviço do amor e da doação. Efetivamente, o verdadeiro "grande” é aquele que se abaixa fazendo-se servo e o "primeiro” é quem se oferece como escravo para ajudar os irmãos. O modelo é o próprio Jesus que pela terceira vez anuncia a sua missão de "dar a sua vida em resgate” para a libertação de todos.



0 comentários:

Postar um comentário

Beto ou Fernando: Sobrinho decidirá escolha de seu sucessor por meio de uma pesquisa .

Beto ou Fernando: Sobrinho decidirá escolha de seu sucessor por meio de uma pesquisa    PREFEITO SOBRINHO, só tem Beto do Sindicato e Fernan...