Médicos estão pedindo para que os pais deixem de dar chiclete para seus filhos
Um chiclete vai bem depois do café, do almoço ou até do jantar.
No entanto, o costume de mascar chiclete se tornou tão constante que muitas pessoas nem percebem mais que já possuem essa mania, e que ela pode estar associada a problemas como estresse, gastrite e até úlcera. Pois como tudo na vida, o exagero pode causar grandes estragos.
“Pessoas ansiosas mascam chiclete e, ao mesmo tempo, engolem ar (aerogastria). O que acaba aumentando os gases no estômago”, explica o nutricionista, Carlos Alberto Werutsky.
O chiclete é formado por dois compostos. Um deles é feito de açúcar, corante, aromatizante e conservantes, que são substâncias absorvidas pelo nosso estômago. O outro, é feito de látex, o que é usado para fazer borracha mesmo, e é aí que mora o perigo.
As enzimas do estômago não são capazes de destruir a borracha, apenas mandam para o intestino para tentar eliminar de outra forma. No entanto, se uma pessoa mascar uma quantidade significativa de chicletes juntos e engolir, isso poderia obstruir a saída do seu estômago ou até mesmo do intestino.
Foi assim que começou a história de um menino de 4 anos. O garoto vinha sofrendo de resfriado por longos dois anos. Ele mascava de cinco a sete chicletes por dia, sempre engolindo-os. Então, depois de inúmeras tentativas de fazer seu intestino funcionar – inclusive com lavagens – os médicos descobriram uma grande massa da goma em seu reto.
Outras duas crianças também passaram por problemas parecidos, até contar aos pais seus estranhos hábitos alimentares. Reforçamos então a ideia: engolir chiclete está longe de ser uma boa ideia. No entanto, se por um incidente você acabou consumindo um pequeno pedaço, não precisa se desesperar, isso não causará nenhum problema.
“Engolir chiclete pode causar sérios problemas digestivos, principalmente nas crianças. E se ela tiver a mucosa do estômago um pouco mais sensível, pode até machucar. Além disso, crianças de até dois anos não devem mascar chicletes, pois elas podem sofrer uma asfixia”, explica o nutricionista.
Então, segue o alerta: fique de olho nas crianças, nos chicletes que elas consomem e se estão engolindo o produto.
Best of Web
0 comentários:
Postar um comentário