RIO — O PT está convocando atos em todas as capitais para defender o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e confrontar o juiz Sérgio Moro, que nesta quarta-feira condenou o petista a nove anos e seis meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
— Estamos orientando que todos possam se manifestar pelo país contra essa decisão do juiz Moro. O mote é que não se pode condenar sem provas. O Moro teve um papel de submissão aos meios de comunicação e ao capital privado nessa decisão — disse ao GLOBO o ex-chefe de gabinete do ex-presidente Gilberto Carvalho.
Ele disse que o PT está pedindo ajuda de outros partidos de esquerda, movimentos populares, como o Povo Sem Medo e a Frente Brasil Popular, e os sindicatos para conseguir mobilizar protestos ainda nesta quarta.
— Sabemos que serão pequenas nesse primeiro momento, mas é importante haver manifestações. Vamos continuar convocando nos próximos dias, mas ainda não temos datas marcadas.
Além dos atos nas ruas, os petistas e parlamentares de outros partidos da esquerda combinaram usar as tribunas da Câmara e do Senado para defender o presidente.
Segundo ele, não há nenhum ato especial previsto para Curitiba, onde está concentrada a força-tarefa da Lava-Jato e a vara judicial de Moro.
— Não queremos mais que haja condenações sem provas e esperamos que os juízes do Tribunal Regional Federal não cometam o mesmo erro do Moro — insistiu Carvalho.
O ex-auxiliar e amigo de Lula disse que ele já esperava ser condenado por Moro e não descarta que o magistrado o condene novamente nos outros processos que estão sob sua jurisdição.
Carvalho disse que não conversou com Lula depois da decisão.
O PT também está promovendo um tuitaço com a hashtag #LulaInocente.
O Globo
Segundo Deputado Esdual Frei Anastácio, essa sentença de Moro está pronta há muito tempo. Só agora ele divulgou, justamente para desviar a atenção do mar de lama em que o presidente Temer está mergulhado. “A defesa de Lula já provou que o triplex não é dele. Uma prova é que esse imóvel apareceu este ano na declaração de imposto de renda da OAS. Com isso, posso dizer que essa condenação é mais um jogo de cena para proteger Temer que está no foco das atenções do mundo”, disse o deputado.
O deputado afirmou que a defesa de Lula já provou, através de documentos, em março de 2016 e janeiro de 2017, feitos a partir de relatório realizado pelo administrador judicial, que analisou a lista de ativos da OAS, e confirmou que o triplex é da empresa e não do ex-presidente. “Essa condenação vem de mais uma peça de ficção do juiz Moro, que ficou sem outras opções para condenar Lula. Como não tem nada concreto contra o ex-presidente, ele tinha que mostrar alguma coisa e justamente agora foi o momento certo para os golpistas desviarem as atenções do seu chefe maior, Temer”, afirmou o petista.
Frei Anastácio disse ainda, que acredita na justiça. “Lula recorrerá em todas as instâncias até o Supremo Tribunal Federal (STF), em liberdade, e tenho certeza de que diante de provas frágeis e dessa peça de ficção do juiz Moro, o Supremo não irá acatar esse absurdo. Enquanto isso, o país assiste a um Congresso, com raras exceções, formado por ladrões e corruptos, que estão roubando direitos dos trabalhadores e rindo da cara de todos. O mundo também está vendo um presidente que, além de golpista, está envolvido em muitas falcatruas e roubalheira e um juiz lança essa condenação contra Lula, sem elementos que provem concretamente as acusações”, disse.
Assessoria
0 comentários:
Postar um comentário