quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Nenhum instituto previu derrota de Cássio Cunha Lima nas eleições 2018



Cinco pesquisas foram divulgadas na semana que antecedeu o primeiro turno das eleições 2018 e nenhuma das pesquisas divulgadas previu a derrota do senador Cássio Cunha Lima, candidato a reeleição. Na preferência dos eleitores que responderam às pesquisas, Cássio sempre aparecia como primeiro ou segundo colocado, sempre com a possibilidade de ser eleito.
O Polêmica Paraíba analisou os números e traz, agora, a previsão que mais se aproximou do resultado final das urnas do domingo passado, dia 07.
Entre as cinco pesquisas publicadas está a consulta realizada pelo Instituto Veritá, que trouxe números para a disputa no dia dois de outubro e, segundo a pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PB-08081/2018, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) seria reeleito já que tinha a liderança com 28,6% das intenções de voto. Em segundo lugar estava Veneziano Vital (PSB) com 28,3% da preferência. Daniella Ribeiro (PP) aparecia em terceiro lugar com 21,9% das intenções de votos, seguida de Luiz Couto, candidato do PT, que tinha 20,8%. Roberto Paulino, nome apresentado pelo MDB, é o quinto: ele acumula 8,6%. Os dois candidatos do PSOL, Nelson Júnior e Nivaldo Mangueira, estavam empatados cada qual com 1,1%.


O instituto Real Time Big Data divulgou pesquisa no dia 3 também trazendo Cássio Cunha Lima (PSDB) na frente com 33%, e logo em seguida ficou Veneziano Vital do Rego (PSB) com 32%, Luiz couto ficou em terceiro lugar com 26%. Daniella Ribeiro (PP) aparecei em quarto lugar com 22%, seguida de Roberto Paulino (MDB) com 13%, Professor Nelson Júnior (PSOL) teve 2% e Nivaldo Mangueira (PSOL) recebeu 2%. O levantamento foi encomendado pela Record TV e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-05888/2018.
A pesquisa Ibope para o Senado, mostrou uma reviravolta nas intenções de votos do deputado Veneziano Vital do Rêgo (PSB) que apareceu em primeiro lugar com 37%. Divulgada no dia cinco deste mês, a pesquisa trouxe Cássio Cunha Lima (PSDB) empatado tecnicamente com Veneziano com 34% das intenções de voto. Em terceiro lugar, também empatado tecnicamente com Cássio, esteve o deputado federal Luiz Couto (PT), com 32% das intenções de voto. A quarta colocada foi a deputada estadual Daniella Ribeiro (PP), que também está em empate técnico com Luiz Couto, com 30% das intenções de voto. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB-04351/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-00096/2018.


Já a pesquisa Método encomendada pelo Jornal Correio da Paraíba, registrada sob o número PB-04180/2018, trouxe Cássio Cunha Lima em primeiro lugar, para primeira opção de voto, com 21,8%. Ainda considerando a primeira opção e votos, Veneziano teve 13,7%, seguido de Luiz Couto (11,2%), Daniela Ribeiro (9,6%), Roberto Paulino (4,4%), Nelson Júnior (0,4%) e Nivaldo Mangueira (0,2%). Já na segunda opção, Daniella Ribeiro apareceu com 10,6% empatada tecnicamente com Veneziano que computou 10,4% das intenções. Luiz Couto permanece na terceira posição com 6,1% seguido de Roberto Paulino com 3,6%, Nelson Júnior e Nivaldo Mangueira, ambos com 0,6%.
A última pesquisa divulgada antes do primeiro turno das eleições 2018 foi a Opinião Pesquisas, registrada no TSE sob o número PB-07595/2018. A pesquisa trouxe Veneziano com 34,04%, Cássio com 31,44%,  Daniella Ribeiro com 24,05%,  Luiz Couto com 24,04%, Roberto Paulino com 12,02%, Nelson Junior com 2,0% e
Nivaldo Mangueira com 1,3%.

Após a apuração dos votos, a Justiça Eleitoral constatou que Veneziano Vital do Rêgo (PSB) e Daniella Ribeiro (PP) são os novos senadores da República representando a Paraíba, ao lado do senador José Maranhão (MDB), que ainda tem quatro anos de mandato.
Fonte: Polêmica Paraíba


0 comentários:

Postar um comentário

Beto ou Fernando: Sobrinho decidirá escolha de seu sucessor por meio de uma pesquisa .

Beto ou Fernando: Sobrinho decidirá escolha de seu sucessor por meio de uma pesquisa    PREFEITO SOBRINHO, só tem Beto do Sindicato e Fernan...