Publicados
2 dias atrás
em
3 de agosto de 2019Veja como descobrir se você se tornou vítima de invasores em seu aparelho e saiba como recuperar o controle novamente.
Você sabia que você pode ter o celular hackeado e que as chances de isso acontecer são muito maiores do que você imagina? Segundo dados divulgados pela Nokia, no início deste ano, o número de aparelhoinfectados por vírus e malwares não para de crescer, tendo chegado aos índices mais altos possíveis no último ano.
Nesse artigo, abordamos uma série de dicas práticas para que você possa entender como esse problema pode se tornar uma ameaça grave, comprometendo as suas informações pessoais e podendo representar até mesmo a perda total do seu celular.
Bateria durando menos do que o normal
Um dos primeiros sintomas de que um celular hackeado apresenta é o de uma duração de bateria muito abaixo do normal. Isso acontece por que nesse caso pode haver um ou mais softwares rodando em segundo plano, consumindo toda a energia do seu aparelho. Quanto mais aplicativos maliciosos estiverem presentes, maior será o consumo.
Por um desempenho anormal entendemos um consumo que seja pelo menos 20% superior é média do que a bateria dura todos os dias. Se for esse o caso, tente desabilitar o uso de dados em segundo plano, desinstalando apps se for necessário apenas para verificação. Por fim, faça um backup e restaure as opções de fábrica caso o problema persistir.
Seus dados estão indo embora mais depressa
Da mesma maneira que aplicativos maliciosos sugam a energia da bateria do celular em segundo plano, a malwares e vírus que usam o seu plano de dados para acessar determinados conteúdos ou disseminar informações dos mais variados tipos na rede.
Para conseguir essa conexão eles se aproveitam não apenas dos momentos em que você está logado no WiFi, mas também da sua conexão 3G ou 4G. Dessa forma, a principal maneira de saber como está o seu consumo de dados é baixando o aplicativo oficial da sua operadora. Se o consumo estiver muito alto de um dia para o outro, desconfie.
Outra maneira inteligente de amenizar o problema é desabilitar o uso da rede de dados quando você não estiver usando. Porém, se isso não resolver a situação, novamente, a melhor opção é restaurar as configurações de fábrica.
Exibição de propagandas
Muitos aplicativos que você baixa na Play Store incluem propagandas. É a exibição delas que faz com que o desenvolvedor seja remunerado, especialmente em apps gratuitos. Contudo, algumas pessoas mal-intencionadas vão além e inserem spywares no seu aparelho para que propagandas aleatórias sejam exibidas em diversos lugares.
Além de elas deixarem o seu celular mais lento, pois é preciso carregar mais itens antes de executar uma determinada função, as propagandas indesejadas consomem ainda o seu plano de dados. Enquanto isso, o interventor que conseguiu colocá-las dentro do seu celular ganha alguns centavos cada vez que um anúncio é exibido.
Uma boa dica para espantar esse problema de uma vez por todas é baixar um app antispyware e antimalware e executá-lo em seu aparelho. A maioria dos apps disponíveis no mercado na atualidade são capazes de identificar as principais ameaças, removendo-as diretamente ou indicando a você onde elas se encontram.
Você recebe (ou envia) SMSs estranhos
Se os seus amigos estão reclamando que você está enviando mensagens de texto suspeitas para eles ou, da mesma forma, se você está recebendo informações confusas por meio de mensagem, esse é um grande sinal de alerta. Isso pode indicar tanto que o spyware instalado pelos criminosos no seu celular não está funcionando direito, por exemplo.
Além disso, existem programas feitos para explorar essa vulnerabilidade nos aparelhos, acessando a sua lista de contatos e enviando links que direcionam para páginas maliciosas. Softwares antispyware costumam dar conta do recado e identificar a fonte da vulnerabilidade, mas é preciso que ele esteja instalado e seja executado com frequência.
Fuja dos apps disponíveis fora da loja oficial
Um celular hackeado pode gerar tantas dores de cabeça quanto um smartphone roubado. A diferença é que no caso de roubo há como se proteger caso você tenha um seguro para celular. Você pode até passar por uma situação incômoda, mas no final consegue reaver o dinheiro investido.
Já no caso de um aparelho comprometido, suas perdas podem se tornar irreversíveis. Informações financeiras roubadas, dados de celular usados e que não serão repostos, além da possível perda de arquivos essenciais.
Por isso, a recomendação principal é que além de ter sempre instalado e ativo um software antivírus, antimalware e antispyware, o ideal é que você tenha também um comportamento seguro, evitando downloads de fontes cuja procedência não seja certificada.
Fonte: Bemmaisseguro.com
0 comentários:
Postar um comentário