sábado, 25 de julho de 2015

Alagoa grande-PB, esta de parabéns 150 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

A frase “ANTIGO SERTÃO DO PAÓ, LAGOA GRANDE DE ONTEM, ALAGOA GRANDE DE HOJE”, da autoria do saudoso DORGIVAL TERCEIRO NETO, taperoaense, que foi governador da Paraíba, historiador, membro do IHGP – Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, Bacharel em Ciências Jurídicas e Advogado de renome, tomei-a por título do próximo livro da lavra deste autor, homenageando postumamente aquele saudoso douto (veja o grifo).
            A Lei 1012/2009, municipal, confirma a Lei Provincial nº 129, de 21 de outubro de 1864, esta que criou o município de ALAGOA GRANDE/PB, cuja instalação deste município somente se deu em 26 de julho de 1865 – data de sua emancipação política, portanto (destaquei). O não-querer aceitar a real data desta emancipação política, por parte de alguns reacionários e/ou desavisados, não derroga as leis aqui mencionadas: – É a Lei!
            As provas para justificar a tal idade de ALAGOA GRANDE-PB já as tínhamos (nós alagoagrandenses) elencadas desde o lançamento, 1996, do livro “ALAGOA GRANDE: Aspectos Econômicos e Fatos outros para sua História”, da lavra do Professor JOSÉ AVELAR FREIRE, com a aprovação (registro) do IHGP – Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba. Não é demais lembrar que entre tantas provas, destacamos: A instituição da Paróquia – com a denominação NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM – aqui se deu em 1861; o município foi instalado em 26.07.1865; a Comarca foi instalada em 1874; o Cartório de Registros e Óbitos de Pessoas Naturais registra na sua primeira CERTIDÃO DE NASCIMENTO o nascimento de Severino Bizerra (Bizerra com “i”), e expressamente ali grafando “neste Districto de Paz, deste município de Alagoa Grande, Estado da Parahyba”, no ano da Proclamação da República – 1889.      
            Mas, a propósito, deixei para comentar sobre uma outra prova que contraria aquela equivocada data de “27 de março de 1908”, que diziam ser a data da emancipação política de ALAGOA GRANDE-PB:
            – No Cartório desta Comarca – Vara Única –, no seu arquivo, existe o TERMO DE JURAMENTO do Prefeito nomeado ALEXANDRE CABRAL DE VASCONCELOS, em 1904, cuja primeira assinatura, no ato formal e legal daquela nomeação, é a do Dr. Francisco Montenegro, este que era Juiz municipal àquela época. Ora, se em 1904 tínhamos um prefeito, como insistir que a emancipação se dera em 1908!...
            Alguém já se perguntara:
                       – Qual o porquê de adentrarmos na história do nosso município, lá no século XIX até a primeira década do século passado, isto é, desde 1865 até 1908, não vermos a palavra “prefeito” registrada, naquele período decorrido de 43 anos?
                        A resposta ao tal questionamento é simples:
                        – Eis que no século XIX, o Chefe do Poder Executivo Municipal era chamado de Chefe do Conselho da Câmara, tendo sido chamado também de Chefe do Conselho da Intendência; o Chefe do Poder Executivo Estadual era chamado de Presidente da Província tal ou qual. Portanto, as denominações ou palavras “PREFEITO” e “VEREADOR” vieram surgir como linguagem oficial e nova, timidamente, só na última década do século XIX, mais especificamente em 1895 com legislação implantada pelo Presidente (leia-se “Governador”) ÁLVARO MACHADO.
            O nosso município instalado desde 26 de julho de 1865 teve para sua sede uma vila, esta que somente em 27 de março de 1908, portanto, quarenta e três (43) anos depois da emancipação do município, veio a se tornar cidade. Aí, nesta última data foi que nasceu a cidade de ALAGOA GRANDE e o equívoco, respectivamente: 1908 não podia ser o ano da emancipação.
            Ninguém vive para comemorar mais de um sesquicentenário, então comemoremos este sesquicentenário de ALAGOA GRANDE-PB, em 26.07.2015, que será único para nós todos!

ESCRITOR
JOSÉ GUEDES

0 comentários:

Postar um comentário

Beto ou Fernando: Sobrinho decidirá escolha de seu sucessor por meio de uma pesquisa .

Beto ou Fernando: Sobrinho decidirá escolha de seu sucessor por meio de uma pesquisa    PREFEITO SOBRINHO, só tem Beto do Sindicato e Fernan...