quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Ana libera uso da água do açude de Boqueirão, na Paraíba, diz Cagepa

22/11/2016 20h40 - Atualizado em 23/11/2016 14h02

Ana libera uso da água do açude de Boqueirão, na Paraíba, diz Cagepa

Antes o limite de uso da água era até o açude atingir o nível de 4,8%. 
Cagepa e universidades vão ficar responsáveis por analisar limite. 

O seu vídeo começa em
 
01:55
A Agência Nacional das Águas (ANA) liberou o uso da água do açude Epitácio Pessoa, conhecido como Açude de Boqueirão, no Cariri paraibano e não estebeleceu limite para captação. Até então, a ANA iria permitir que o açude fosse usado até a água atingir o volume de 4,8%. Agora, a ANA deixou a exploração da água sob responsabilidade da Companhia de Água e Esgotos do Estado da Paraíba (Cagepa), que vai avaliar até quando a água ainda vai poder ser usada, informando os dados à agência.
Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), nesta terça-feira (22), o açude que tem capacidade para 411.686.287 metros cúbicos de água, está com apenas 22.930.900 metros cúbicos, o que corresponde a 5,6% do volume total. A água do açude abastece Campina Grande e outra 18 cidades do Agreste paraibano. Por causa do caixo nível de água, as cidades atendidas estão em racionamento desde dezembro de 2014.

Esta já era a vazão que estava sendo adotada pela Cagepa, por causa do racionamento de água. Ainda de acordo com a resolução da ANA, por causa do baixo nível, a água do açude só pode ser usada para consumo humano e de animais. A prática de agricultura irrigada continua proibida.
Em uma resolução publicada pela ANA, nesta terça-feira, a agência estabelece apenas que a Cagepa só pode tirar uma média mensal de 650 litros de água por segundo.
Segundo o gerente regional da Cagepa, Ronaldo Menezes, com a liberação da ANA, as avaliações de limites vão ser feitas com estudos realizados pela Cagepa e universidades no estado da Paraíba, que vão avaliar até quando a água vai pode ser usar. O limite vai passar a ser enquanto a água for própria para o consumo humano.
“Na última resolução da ANA, 960, o volume estipulado de captação seria 20 milhões de metros cúbicos (4,8%). A previsão da ANA é de que esse valor seja atingido no mês de dezembro deste ano. Agora, a nova resolução não fala mais em volume mínimo de captação. Ela estipula que a Cagepa deve monitorar a água, como vem fazendo, e informar os dados a agência”, disse Ronaldo Menezes.
Boqueirão (Foto: Reprodução/ TV Paraíba)UEPB sugere que Cagepa mude o tratamento da
água de Boqueirão 
Mudança no tratamento
Uma análise feita pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) com a água do açude de Boqueirão constatou, mesmo com o atual tratamento da água, uma concentração de cianobactérias de percentual 0,3 ug/L. O limite máximo permitido é 1.0 ug/L. 
Na análise biológica, a concentração de cianotoxinas – que são toxinas produzidas por cianobactérias – ainda estava abaixo do índice máximo permitido. Entretanto, há concentração de saxtixoína e ciclindropermopsinas, que podem gerar problemas a saúde dos consumidores.
O laudo com o resultado da análise foi divulgado no dia 16 de novembro deste ano e assinado por biólogos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Por causa dessas concentrações, os biólogos recomendam que a Cagepa mude o tratamento da água que é levada para a população.
Segundo o gerente Ronaldo Menezes, a Cagepa já está complementando o tratamento. “Os valores encontrados estão dentro dos padrões de potabilidade. Sendo assim, a água pode ser consumida sem problema algum. A Cagepa está complementando o tratamento da água com o objetivo de retirar as cianobactérias sem que elas produzam as cianotoxínas e, ao invés dos valores de 0,3, a gente não encontre nenhum valor das substâncias. Esse tipo de solução encontrada, foi em conjunto com a UEPB e que definiu que a oxidação seria com peróxido de hidrogênio”, explicou o gerente.

0 comentários:

Postar um comentário

Beto ou Fernando: Sobrinho decidirá escolha de seu sucessor por meio de uma pesquisa .

Beto ou Fernando: Sobrinho decidirá escolha de seu sucessor por meio de uma pesquisa    PREFEITO SOBRINHO, só tem Beto do Sindicato e Fernan...