quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Oito paraibanos votaram em prol de emenda que “freia” Lava Jato

30 de Novembro de 2016

Oito paraibanos votaram em prol de emenda que “freia” Lava Jato

Oito paraibanos votaram em prol de emenda que “freia” Lava Jato
Durante a votação na Câmara dos Deputados do pacote de medidas de combate à corrupção propostas pelo Ministério Público Federal, aprovado na madrugada desta terça-feira (30) por 450 votos a 1, algumas emendas (sugestões de mudança ao texto) foram apresentadas e aprovadas pelos deputados, desfigurando o projeto original.

O texto original do pacote anticorrupção tinha dez medidas e foi apresentado pelo Ministério Público Federal com o apoio de mais de 2 milhões de assinaturas de cidadãos.

Uma das propostas mais polêmicas, foi apresentada pelo PDT e cria a punição para juízes e membros do Ministério Público Federal por abuso de autoridade. A proposição foi aprovada por 313 votos a favor, 132 contra e cinco abstenções.

A emenda lista as situações em que juízes e promotores poderão ser processados, com pena de seis meses a dois anos de reclusão. Entre as condutas que passariam a ser crime estariam a atuação dos magistrados com motivação político-partidária e a apresentação pelo MP de ação de improbidade administrativa contra agente público "de maneira temerária". Nesse caso, além de prisão, os promotores também estariam sujeitos a indenizar o denunciado por danos materiais e morais ou à imagem que tiver provocado.



A aprovação do pacote com esta emenda não foi bem recebida pelos procuradores da Operação Lava Jato, que ameçam renunciar caso Temer sancione o pacote. Onze integrantes do grupo de investigação afirmaram que podem deixar a força tarefa e seguirem para os seus Estados e atribuições de origem se a lei que veda a independência de promotores, procuradores e juízes – nominada de "Lei da Intimidação" – for aprovada.

"Se nós os acusarmos, nós seremos acusados", resumiu o procurador da República e um dos coordenadores da investigação, Carlos Fernando dos Santos Lima. "As mudanças na lei são claras no sentido de responsabilizar pessoalmente procuradores, magistrados e promotores. Os parlamentares aproveitaram um projeto contra a corrupção para se proteger", disse.

Entre os deputados federais paraibanos, 8 (oito) votaram favoráveis à emenda que pode 'frear' a operação. Foram eles: Aguinaldo Ribeiro, André Amaral, Benjamin Maranhão, Efraim Filho, Luíz Couto, Manoel Júnior, Wellington Roberto e Wilson Filho. Apenas Rômulo Gouveia e Pedro Cunha Lima Votaram contra.

  














Blog Cassimiro com Fonte: camara.leg.br



0 comentários:

Postar um comentário

Beto ou Fernando: Sobrinho decidirá escolha de seu sucessor por meio de uma pesquisa .

Beto ou Fernando: Sobrinho decidirá escolha de seu sucessor por meio de uma pesquisa    PREFEITO SOBRINHO, só tem Beto do Sindicato e Fernan...