Fraudes em compras na internet se multiplicam durante o Black Friday
Nesse período, aparecem propagandas patrocinadas no Instagram e Facebook e ainda diversos e-mails com propostas tentadoras da Black Friday. E o consumidor tem que ficar em alerta se algumas dessas tentações pode ser uma armadilha
Os consumidores precisaram ficar em alerta com as fraudes de compras na internet durante o Black Friday, que começa à 0h (horário de Brasília) desta sexta-feira (25), em todo o país. No dia mundial das promoções, as armadilhas dos bandidos cibernéticos se multiplicam de diversas formas, como a de guardar as senhas de cartão de crédito para realizarem compras em épocas como o Natal, quando os hábitos de compra do consumidor mudam.
Nesse período, aparecem propagandas patrocinadas no Instagram e Facebook e ainda diversos e-mails com propostas tentadoras da Black Friday. E o consumidor tem que ficar em alerta que algumas dessas tentações pode ser uma armadilha.
Um empresário pessoense caiu em uma dessas, ele estava precisando de uma televisão e não resistiu à oferta com 60% de desconto. Clicou no link de uma propaganda patrocinada na rede social Instagram, entrou em um suposto site da Walmart e pagou em forma de boleto bancário, mas quando foi entrar em contato com a loja informando que havia pago o boleto, a empresa informou que a compra não havia sido realizada e que a oferta não existia.
De acordo com o delegado Lucas Sá, da Delegacia de Defraudações e Falsificações de João Pessoa, o que ocorreu com o empresário é caracterizado como crime ao consumidor, e se identificado o bandido cibernético, ele poderá ser preso e a pena varia de três meses a dois anos e multa. Até o início da manhã desta quinta-feira (24), poucas pessoas haviam registrado boletins de ocorrências envolvendo o Black Friday. “O consumidor vítima deste tipo de fraude pode procurar as delegacias distritais dos bairros”, informou o delegado.
O promotor de Justiça Glauberto Bezerra, diretor-geral do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon), informou que o órgão estará em prontidão e realizando fiscalizações em estabelecimentos de João Pessoa. Ele solicitou, que os consumidores que identificarem qualquer tipo de propaganda enganosa entrem em contato com o MPProcon para formalizar uma denúncia.
Outra forma de operação dos criminosos é roubar dados de cartão de crédito para fazer compras online de produtos que depois são revendidos no mercado negro. Equipamentos eletrônicos como tablets e celulares eram os produtos preferidos dos preferidos dos bandidos, agora eles compram tênis, relógios, barbeadores elétricos, produtos de menor valor que chamam menos atenção da segurança cibernética, por isso o consumidor precisa ficar atento.
O promotor Galuberto Bezerra alerta ainda, que itens de segurança no computador com antivírus e comprar em estabelecimentos que são confiáveis é muito importante, para que aqueles que receberam os dados do consumidor tenham a responsabilidade de manter o sigilo.
Acompanhe mais notícias do Blog Cassimiro
0 comentários:
Postar um comentário