Sabemos que o IBOPE antigamente tinha uma credibilidade incomensurável, pois todas as vezes que divulgava os resultados de quaisquer pesquisas, o IBOPE era sinônimo de verdade. Porém, ao longo do tempo, e principalmente depois das últimas eleições nacionais, esse instituto tem perdido um pouco da sua legitimidade quanto aos dados divulgados pois, ao fim da contagem nas urnas, percebia-se que os resultados dos ganhadores, não condiziam com os resultados das pesquisas, cuja margem de erro era tão alta que definia uma eleição.
Porém, mesmo dentro desse contexto duvidoso, um dado chamou a atenção na pesquisa divulgada na última sexta-feira, dia 24/08. Enquanto muitos só observavam e analisavam as porcentagens da “intenção de votos”, esqueceram de observar que também houve uma pesquisa sobre o índice de rejeição, ou seja, em quem os paraibanos não votaria de jeito nenhum; e dentro desse quadro o candidato José Maranhão tem o maior índice com 41%, ou seja, quase a metade do eleitorado não votaria nele. Para a pesquisa do IBOPE, Rama Dantas tem 33%, Lucélio Cartaxo possui 30%, Tárcio Teixeira 30%, e João Azevedo 28%.
Perceba que até para o IBOPE, nessa pesquisa menos debatida, de forma surpreendente, João Azevedo passa a ser o “queridinho da Paraíba”, pois seu índice de rejeição é o menor de todos os candidatos.
E não para por aí, ainda hoje (26/08) foi ratificada e divulgada a pesquisa eleitoral realizada pelo PB Agora/DataVox mostrando João Azevedo em primeiro lugar nas intenções de voto, com um percentual de 26,5%.
Esses percentuais terão, sem sombras de dúvidas, um significado bastante relevante, principalmente a partir do momento em que começarem os programas de rádios e TVs.
Ao nosso olhar, o candidato governista é quem apresenta maior possibilidade de crescimento positivo no percurso da campanha, pois sendo ele, João Azevedo (PSB), um político limpo, compromissado e tendo o apoio da equipe de Ricardo Coutinho, cuja aprovação do governo foi de 70% pelos paraibanos (pasmem-se: segundo o próprio IBOPE) a tendência é a vitória; cabe tão somente ao povo paraibano estudar mais a história de João, tomar conhecimento da sua competência dentro da administração pública e as inúmeras obras que ajudou a construir e restaurar.
Se os marqueteiros governistas conseguirem mostrar ao povo paraibano o projeto de governo que João Azevedo quer continuar, juntamente com suas habilidades natas, ele terá tudo para despontar e ultrapassar seus adversários na disputa.
E ao pontuar os demais candidatos, tem-se que Lucélio Cartaxo, que tem o segundo maior índice de rejeição, continua se apegando ao eleitorado de Campina Grande e João Pessoa; mesmo assim, com o desdobramento da campanha e com o crescente acirramento político, tende a perder musculatura. Outro ponto que podemos verificar na pesquisa contra o irmão de Luciano, é o desapego do eleitorado do senador Cássio em relação a Lucélio, já que foi detectado um distanciamento amplo entre as duas candidaturas.
Já José Maranhão, tem contra si, além do alto índice de rejeição, um ínfimo tempo de rádio e TV em relação aos seus mais próximos concorrentes políticos.
No mais, essas são análises iniciais para se ter um aperitivo do que está por vir nessas eleições. As pesquisas dão a dinâmica para que os candidatos melhores suas estratégias e seus planos de governo. Ao fim, cabe a você, eleitor, decidir na urna. Que seja um voto pensado, repensado. Estamos aqui para esmiuçar semanalmente o que vem acontecendo no Estado, e que venha outubro!
Blog cassimiro com Blog Professor Gildo
0 comentários:
Postar um comentário