O governo Jair Bolsonaro leiloou hoje, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), 12 aeroportos, divididos em três regiões: Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. No total, a concessão dos terminais por 30 anos arrecadou R$ 2,377 bilhões em outorgas para os cofres públicos. Foi o primeiro leilão da gestão Bolsonaro.
Por falta de capacidade técnica o governo não estimou quanto as empresas que ganharam o leilão vão lucrar nestes 30 anos. É certo que o preço das tarifas vai aumentar.
Os vencedores também deverão fazer investimentos para a ampliação e a manutenção dos aeroportos. Nos cinco primeiros anos, a previsão do governo é que eles invistam R$ 1,47 bilhão.
Dois dos três blocos foram arrematados por estrangeiros. A assinatura dos contratos só deverá ocorrer após a homologação do resultado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), ainda sem data prevista.
Mais cobiçado, o bloco NORDESTE foi arrematado pela espanhola Aena, que venceu com um lance de R$ 1,9 bilhão. A empresa terá que fazer investimentos de R$ 2,15 bilhões nos próximos 30 anos.
O que a mídia não informou é que a Aena é uma empresa estatal espanhola. Ela é gerida pelo governo espanhol. Uma estatau suíça também brigou para levar os aeroportos mas acabou perdendo para a espanhola. No entanto, a Zurich Airport, que é administrada pelo governo da Suíça, levou os aeroportos de Vitória-ES e Macaé-RJ.
Por falta de capacidade técnica o governo não estimou quanto as empresas que ganharam o leilão vão lucrar nestes 30 anos. É certo que o preço das tarifas vai aumentar.
Os vencedores também deverão fazer investimentos para a ampliação e a manutenção dos aeroportos. Nos cinco primeiros anos, a previsão do governo é que eles invistam R$ 1,47 bilhão.
Dois dos três blocos foram arrematados por estrangeiros. A assinatura dos contratos só deverá ocorrer após a homologação do resultado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), ainda sem data prevista.
Mais cobiçado, o bloco NORDESTE foi arrematado pela espanhola Aena, que venceu com um lance de R$ 1,9 bilhão. A empresa terá que fazer investimentos de R$ 2,15 bilhões nos próximos 30 anos.
O que a mídia não informou é que a Aena é uma empresa estatal espanhola. Ela é gerida pelo governo espanhol. Uma estatau suíça também brigou para levar os aeroportos mas acabou perdendo para a espanhola. No entanto, a Zurich Airport, que é administrada pelo governo da Suíça, levou os aeroportos de Vitória-ES e Macaé-RJ.
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