Vida sexual do casal depois do nascimento do bebê
A mulher passa por uma revolução desde a gravidez ao nascimento da criança e claro, continua tendo de enfrentar desafios no pós-parto, principalmente quando o assunto é sexo.
Em quanto tempo exatamente, o corpo feminino está pronto para o retorno às atividades sexuais? A primeira relação sexual depois do parto dói? Muitas coisas mudam no sexo entre o casal depois do nascimento do bebê?
No geral, a orientação é a de que as mulheres, independentemente do parto (cesárea ou normal) esperem o período entre 21 e 30 dias, mas a maioria dos especialistas orienta a volta à atividade sexual entre 30 e 40 dias.
De acordo com publicação realizada pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), o período da quarentena é importante para a recuperação do corpo feminino e para evitar quaisquer problemas devido ao procedimento adotado no parto.
Fazer sexo sem respeitar este prazo pode gerar inconvenientes, principalmente dor mais intensa. Logo após o parto, com a produção do hormônio prolactina, importante para produzir o leite materno, a libido tende a cair assim como a lubrificação vaginal. Leia também a matéria: Sexo 1 vez por semana é suficiente para a felicidade conjugal, diz estudo
Em uma primeira experiência do casal após o parto, o ideal é utilizar pomadas e lubrificantes que até mesmo o médico ginecologista ou obstetra pode indicar. Já em relação às posições mais confortáveis, dependerá do casal descobrir o que é mais confortável e prazeroso.
Mas e se a mulher quiser fazer sexo no período de resguardo? – Tudo dependerá de pessoa para pessoa, se a mulher com um prazo inferior ao do resguardo sente que o corpo está apto e quiser voltar à atividade sexual, poderá tentar, mas o ideal seria que o casal esperasse o tempo estipulado ou até mesmo que recorresse a carícias e preliminares até que a atividade sexual completa possa se fazer presente outra vez.
O sexo oral também está liberado no período pós-parto, já para os casais que querem recorrer ao sexo anal no período de resguardo, o ideal seria que esperassem, pois pode haver o risco do desenvolvimento de alguma infecção uterina.
O portal sobre maternidade Trocando Fraldas (saiba) esclarece que a mulher após o nascimento do bebê fica pelo menos três meses sem ovular, após esse período, é importante que peça orientação ao médico sobre um anticoncepcional que possa ser utilizado sem prejudicar a amamentação.
Compreensão entre o casal
Muitas coisas mudam para a mulher e não é diferente com o homem, a volta do casal à vida sexual pode não ser muito fácil, o ideal é que conversem, que ambos se compreendam e se ajudem na adaptação da vida após o nascimento do bebê. Sexo é saúde e é fundamental, mesmo que seja um pouco diferente após o nascimento da criança, aos poucos, pode voltar a ser tão intenso e prazeroso quanto antes.
0 comentários:
Postar um comentário