Objetivando buscar solução para o problema da instalação definitiva do SALÃO DO ARTESANATO DE ALAGOA GRANDE, estiveram reunidos nesta terça-feira, 15, o Conselheiro Estadual da Cultura, Severino Antônio (Bibiu) e o Secretario de Desenvolvimento Social, Luciano Fábio Ferreira Marques (Fábio Marques).
A audiência se deu em prosseguimento a conversa tratada recentemente entre Bibiu e o Prefeito Municipal Dr. Sobrinho, que ficou altamente sensibilizado com o argumento de que “o Salão do Artesanato deve ir para o prédio onde estava instalado o Pelotão da Polícia Militar ao lado do Memorial Jackson do Pandeiro pois, além de reforçar o corredor cultural” do centro da cidade, ainda possibilitaria a geração de renda complementar para dezenas de artesãos e artesãs que tiveram seu espaço desmobilizado desde a gestão passada”.
ESPAÇO PROPOSTO PARA A INSTALAÇÃO DO NOVO "SALÃO DO ARTESANATO" |
Dr. Sobrinho pediu que Bibiu dialogasse com o Secretário Fábio Marques uma vez que aquele prédio estava previamente destinado a ser ocupado pela infraestrutura do programa “Bolsa Família” mas, que diante da exposição do Conselheiro Severino Antônio (Bibiu) e das diretrizes traçadas com o Secretário Fabio Marques, “a história poderia tomar outro rumo e o espaço poderia ser concedido por definitivo, para a instalação do Salão do Artesanato".
BIBIU e BERNADETE ARTESÃ - "O ARTESANATO DE A. GRANDE, MERECE UM ESPAÇO MELHOR". |
Assim como o Prefeito, o Secretário Fábio Marques, também ficou sensibilizado com os argumentos do Conselheiro Severino Antônio (Bibiu) chegando a afirmar que “uma vez o Prefeito concordando, o “Bolsa Família poderia ser instalado em um outro local e o prédio que era ocupado pela Polícia Militar, ora desocupado, poderia servir sim para a instalação do “Salão do Artesanato".
Ao final, com um bom entendimento havido entre os dois, Secretário e o ativista Cultural, ficou definido que em breve faríamos uma visita ao local junto com o Arquiteto Dr. Wilton, representantes da Associação dos Artesãos, o Secretário da Cultua Marcelo Félix e demais interessados.
NA GESTÃO DO PREFEITO BOSCO JUNIOR O ARTESANATO ERA TRATADO COM DIGNIDADE |
O objetivo da visita é para se ter um retrato mais original da atual situação em que se encontra o prédio atualmente e se informar ao Prefeito sobre o montante da reforma que se faz necessária para que o local possa ser utilizado para oferecer um serviço destinado ao público que no caso, pode ser a instalação do Salão do Artesanato.
O Salão do Artesanato que teve seu apogeu no Governo do Prefeito João Bosco Junior, hoje está instalado provisoriamente no boxe onde funcionava a antiga Boate Skina, com pouquíssimos artesãos e artesãs produzindo e dependendo de uma ajuda da Prefeitura para se manter no local.
O ARTESANATO TEM UM POTENCIAL MUITO GRANDE DE GERAR RENDA e VISIBILIDADE CULTURAL |
Segundo levantamento feito pelo Conselheiro Severino Antônio (Bibiu), a grande maioria dos Artesãos e Artesãs desejam se transferir para o prédio ao lado do Memorial de Jackson do Pandeiro devido ao grande fluxo de Turistas que visitam aquele equipamento cultural, e teriam maior acessibilidade a exposição de produtos fornecidos pelo Salão aumentando a comercialização e a renda dos participantes deste seguimento cultural além da projeção positiva da Cultura de Alagoa Grande.
Outro fato que tem despertado o interesse dos Artesões é que este ano se celebra os 100 anos de nascimento de Jackson do Pandeiro e se espera a visita de milhares de turistas no Município e nestas ocasiões, o Artesanato é a maneira de se levar a mais pura lembrança da cidade que é detentora de uma das mas ricas diversidades culturais do brejo paraibano.
DIVERSIDADE e QUALIDADE - MARCAS REGISTRADAS DE NOSSO ARTESANATO |
0 comentários:
Postar um comentário