terça-feira, 20 de outubro de 2015
Home »
» Limites e efeitos da ciência são tema de exposição hiper-realista
Limites e efeitos da ciência são tema de exposição hiper-realista
Limites e efeitos da ciência são tema de exposição hiper-realista
Esculturas que misturam o realismo e o fantástico, com inspiração em pesquisas de biotecnologia e engenharia genética, estão na primeira exposição da artista Patricia Piccinini no Brasil, chamada ComCiência. As obras, que circulam entre o hiper e o surrealismo, têm características humanas, escala de tamanho real e questionam os efeitos da ciência, além dos limites morais e éticos do homem no mundo contemporâneo.
Divulgação
Por meio de criaturas bizarras hiper-realistas a artista questiona os efeitos da ciência, além dos limites morais e éticos do homem no mundo contemporâneo Realidade e fantasia ajudam a artista a refletir também sobre o conceito de beleza e normalidade. Em “O visitante bem-vindo”, uma criatura estranha, com traços de primatas, está diante de uma menina, em cima da cama. Ela sorri encantada, sem nenhum medo ou estranhamento. Para uma criança, a percepção do que é considerado belo pode ser muito abrangente, incluindo o ser mutante que está diante dela. “Trata-se de uma obra sobre a aceitação”, diz o curador Marcello Dantas.
Na cabeceira da mesma cama, está um pavão, que, segundo a artista, tem a beleza como vantagem seletiva. Piccinini escreve: “Minhas criaturas, apesar de estranhas e por vezes inquietantes, não são assustadoras. Em vez disso, é a sua vulnerabilidade que muitas vezes vem à tona. Elas pedem que olhemos além de sua estranheza, nos convidando a aceitá-las”.
A intenção da artista foi contemplada. “O carisma e o afeto com os seres humanos, essa conexão com um ser que, para nós, parece tão estranho e tão feio, nos remete também ao belo. Esse afeto transcende a feiura, é muito belo”, disse Paloma Costa, 38 anos, ao visitar a exposição. “Isso me faz refletir, não é uma coisa assim tão utópica chegar ao futuro e os cientistas começarem a perceber essa mistura entre ser humano e outros animais para criar habilidades. Me abriu a mente”, acrescentou.
Em outro momento da mostra, uma criança sustenta seu corpo com apenas um dos braços, é um garoto aparentemente forte. Mais de perto, o menino não parece completamente humano, seus dedos dos pés são grudados, como uma nadadeira, e seu rosto lembra uma foca. Piccinini traz ao público a questão das mutações em laboratório, questionando se seriam seres superiores ou ainda super-heróis, uma resposta que ainda não temos. “Te faz pensar que, de repente, o teu filho pode ter genes de um morcego, que pode ver no escuro e pode ter habilidades daquele animal”, disse Paloma.
As mutações genéticas, que permeiam o trabalho da artista, podem ser vistas ainda nas obras chamadas “Metaflora”, em que flores são compostas de pele semelhante à humana, cabelo, línguas e garras, refletindo sobre o cultivo de alimentos geneticamente modificados. Segundo a artista, as pessoas são cercadas por modificações genéticas escondidas nos alimentos e animais, sem ao menos se dar conta disso.
Há também uma flor gigante que põe ovos, demonstrando uma junção de características animais e vegetais, com textura de pele humana. Essa espécie está no meio de um jardim com flores brancas em forma de ovário, o que reflete um desejo de reprodução e, por consequência, de sobrevivência.
Há quem faça relação entre as obras de Patricia Piccinini e Ron Mueck, que expôs na Pinacoteca de São Paulo, e que impressionaram pelo realismo dos personagens e pelo perfeccionismo do artista. Assim como Patricia, ele usou materiais como fibra de vidro, fios de cabelo e silicone para reproduzir cada detalhe do corpo humano.
A exposição ComCiência fica em cartaz até 4 de janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil, no centro da capital paulista. A entrada é franca.
Fonte: Agência Brasil
Related Posts:
Gilmar Mendes diz que Justiça do Trabalho protege demais o trabalhador21 de outubro de 2016 - 15h04 Gilmar Mendes diz que Justiça do Trabalho protege demais o trabalhador Depois de criticar o Bolsa Família, afirmando que se trata de uma forma de comprar votos, o ministro do Supremo Trib… Read More
Gema de ovo e mel para cabelos brilhantes e vitaminados Gema de ovo e mel para cabelos brilhantes e vitaminados | Publicado em 23 de outubro de 2016 | Nenhum Comentário Cuidar dos cabelos sem gastar muito é possível. A dica é apostar em receitas caseiras, fe… Read More
Nicodemos volta a Administrar a Paróquia de Nª. Srª. da Boa Viagem em Alagoa Grande. Padre Uelvo Miguel deixa Paróquia de Alagoa Grande e será o novo pároco de Dona Inês Monsenhor Nicodemos volta a Administrar a Paróquia de Nª. Srª. da Boa Viagem em Alagoa Grande. Padre Uelvo Miguel deixa Paróquia de Alagoa Grande e será o novo pároco de Dona Inês Monsenhor José Nicodemos Duran… Read More
Zenóbio anuncia primeira atração da Festa da Luz 2017; Gabriel Diniz Zenóbio anuncia primeira atração da Festa da Luz 2017; Gabriel Diniz Por: Blog Cassimiro | Publicado em 23 de outubro de 2016 | Nenhum Comentário O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, reeleito n… Read More
Preço da gasolina sobe, mesmo com redução anunciada pela Petrobras Preço da gasolina sobe, mesmo com redução anunciada pela Petrobras 22 OUT, 2016 Mesmo depois do anúncio da Petrobras de redução de preços do diesel e da gasolina nas refinarias, um levantamento feito pela… Read More
Beto ou Fernando: Sobrinho decidirá escolha de seu sucessor por meio de uma pesquisa .
Beto ou Fernando: Sobrinho decidirá escolha de seu sucessor por meio de uma pesquisa PREFEITO SOBRINHO, só tem Beto do Sindicato e Fernan...

0 comentários:
Postar um comentário