domingo, 18 de outubro de 2015
Home »
» USP vai entregar pílula contra câncer pelo correio
USP vai entregar pílula contra câncer pelo correio
USP vai entregar pílula contra câncer pelo correio
Com o aumento da procura e a correria ao câmpus de São Carlos (SP), a Universidade de São Paulo (USP) resolveu enviar pelo correio a partir de agora a fosfoetanolamina sintética, substância que muitos pacientes acreditam ser capaz de combater o câncer. Com isso, os doentes beneficiados até agora por 742 liminares terão de aguardar a fórmula em casa. A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica pretende apelar ao Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar a distribuição.
A procura ocorre no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), que ontem divulgou um comunicado e uma cartilha com perguntas e respostas para orientar as pessoas. O material diz que ninguém deve ir buscar a substância no campus, mesmo quem obteve autorização judicial. "O IQSC será notificado da liminar por oficial de Justiça e encaminhará a substância via Sedex/AR no endereço constante na petição inicial. O serviço do correio será cobrado do destinatário", diz a nota.
O instituto informa ainda que a encomenda "não é acompanhada de bula ou informações sobre eventuais contraindicações e efeitos colaterais". E ressalta que "não dispõe de médico e não pode orientar nem prescrever a utilização da referida substância". Também garante não ter "dados sobre a eficácia no tratamento dos diferentes tipos de câncer em seres humanos".
Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Evanius Wiermann diz que a entidade pretende procurar o STF para tentar reverter a distribuição. "Estamos nos movimentando para tentar sensibilizar o Supremo Tribunal Federal (STF). O que nos preocupa é o uso de uma droga sem segurança comprovada. Essa situação está criando uma jurisprudência para que qualquer pessoa use uma substância que não tem comprovação científica."
Polêmica
A fosfoetanolamina foi estudada pelo professor aposentado Gilberto Orivaldo Chierice, que era ligado ao Grupo de Química Analítica e Tecnologia de Polímeros. Na ocasião, segundo o IQSC, algumas pessoas chegaram a usar a substância como medicamento, o que era permitido pela legislação. Daí teriam surgido as primeiras informações de que a fórmula combateria o câncer.
Desde o ano passado, qualquer droga experimental somente pode ser testada com o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Um homem chegou a fabricar a substância em casa e acabou preso.
O instituto informou ainda que não distribui a fosfoetanolamina, porque a USP não assumiu a titularidade das pesquisas de Chierice. Entretanto, como tem capacidade de produção, o IQSC tem sido obrigado pela Justiça a fazer a droga sintética. A substância não foi testada clinicamente. O criador diz que chegou a acionar a Anvisa e não obteve retorno. Já o órgão divulgou nota nesta semana para garantir que nunca foi procurado para qualquer análise.
Segundo Chierice, o organismo produz a fosfoetanolamina. "O que fizemos foi sintetizar isso, em alto nível de pureza e em grande concentração." Ele tem a patente da fórmula no Brasil.
Diretor-geral do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Paulo Hoff afirma que os estudos clínicos são essenciais para que a vida dos pacientes não seja colocada em risco. "O estudo determina os efeitos colaterais, a melhor administração e as indicações de medicação. Isso vale para um antibiótico e para um remédio contra o câncer. É o que dá noção de eficácia e segurança para ser usado."
De acordo com Felipe Ades, oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein, uma substância não pode ser considerada um medicamento sem que estudos em seres humanos sejam feitos. "Isso não é uma burocracia, ou uma exigência legal, isso faz parte do processo científico que visa a produzir medicamentos verdadeiramente eficazes", disse Ades. "A fosfoetanolamina não é, atualmente, uma opção de tratamento contra o câncer", concluiu.
Justiça
O assunto também chegou ao governo. Uma paciente de câncer abordou o governador Geraldo Alckmin durante visita ao interior pedindo para que liberasse a substância. Nas redes sociais, advogados se colocam à disposição de quem quer pedir uma liminar.
O Tribunal de Justiça de São Paulo havia suspendido as liminares favoráveis à retirada da substância, a pedido da USP, mas depois liberou a distribuição, pois um paciente derrubou o veto no Supremo. O Estado procurou o Ministério Público Estadual, que informou não ter nenhum processo sobre o caso.
Brasil Post
Related Posts:
Homem é preso por manter esposa e filha em cárcere privado Quarto em que mãe e filha eram mantidas presas era fechado por cadeado — Foto - Polícia Militar - Divulgação Um homem de 27 anos foi preso em flagrante na noite da terça-feira (30), por manter a companheira e a filha do… Read More
Polícia Federal cumpre mandados contra pornografia infantil em Alagoa Grande e outras três cidades da PB Pelo menos 40 policiais federais cumpriram 16 mandados em uma operação para combater crimes de pedofilia e divuglação de imagens de crianças na internet nas cidades de Campina Grande e Alagoa Grande, no Agre… Read More
Venha curtir com toda sua família, feriadão desta sexta-feira no Balneária Iracema. Traga sua família venha ter um Excelente dia de lazer No balneário Iracema.Balneário Iracema possui bom atendimento. Agora conta com nova Equipe de Garçons treinados para servir você e a sua Família.Balneário Iracema é me… Read More
Mãe enfrentou três dias de viagem de barco para levar filha à prova do Enem em Manaus Jovem disse que revezava as mais de dez horas de estudos para a prova com o trabalho na roça no município onde mora Natural de Canutama, a 615 quilômetros de Manaus, a dona de casa Antônia de Souza, de 45 ano… Read More
Policiais do 4º BPM prendem em Alagoa Grande suspeito de atirar no próprio irmão e apreendem arma usada por ele Um homem suspeito de atirar no próprio irmão foi preso por policiais da 2ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Militar nesta quarta-feira (31), na zona rural do município de Alagoa Grande. A arma que teria sido utilizada,… Read More
Beto ou Fernando: Sobrinho decidirá escolha de seu sucessor por meio de uma pesquisa .
Beto ou Fernando: Sobrinho decidirá escolha de seu sucessor por meio de uma pesquisa PREFEITO SOBRINHO, só tem Beto do Sindicato e Fernan...

0 comentários:
Postar um comentário