terça-feira, 27 de outubro de 2015

Lula 70 anos

 A presidenta Dilma Rousseff veio a São Paulo para participar da festa de aniversário do ex-presidente Lula, e cantou parabéns ao lado do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, Dona Marisa e do neto do ex-presidente.



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa 70 anos nesta terça-feira (27). Lula, o 7º filho de um casal de lavradores, nasceu em 1945 no então distrito de Caetés, município de Garanhuns, interior de Pernambuco.Cumprindo a sina de milhares de nordestinos, Lula e sua família saíram do Nordeste em busca de uma vida melhor no Sudeste. Aos oito anos, tornou-se ambulante e aos nove, engraxate.

No início da adolescência, Lula mudou-se para São Paulo com a mãe, então separada do pai, e os irmãos. Naquela época, ele concluiu o ginásio e aos 14 anos, já era empregado em uma metalúrgica, quando foi admitido em um curso técnico de torneiro mecânico do Senai.

A trajetória do ex-presidente Lula na política começou em reuniões no sindicato dos metalúrgicos. Em 1975, ele foi eleito presidente do sindicato com 92% dos votos. Na época, ele representava cerca de 100 mil trabalhadores.

Entre 1978 e 1980, o ex-presidente era responsável por comandar greves gerais de grandes proporções no País. Em abril de 1980, foi preso pela ditadura e passou 31 dias na cadeia.

Em fevereiro de 1980, Lula fundou, juntamente com políticos, sindicalistas, intelectuais e representantes de outros movimentos, o Partido dos Trabalhadores. Dois anos depois, ele concorreu ao governo de São Paulo e ficou em quarto lugar.

Em 1983 surgia, então, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o ex-presidente também fez parte da fundação do movimento. No ano seguinte, ele participava da campanha das “Diretas Já”.

Lula foi eleito, em 1986, o deputado federal mais votado do Brasil, com mais de 650 mil votos.

Lula foi candidato a presidente da República três vezes antes de ser eleito, em novembro de 2002, com 52,79 milhões de votos. Quatro anos depois, ele concorreu novamente e foi reeleito.

O ex-presidente Lula foi o primeiro (e único) operário brasileiro a assumir a Presidência da República. Nos dois mandatos, o petista garantiu inúmeras conquistas aos brasileiros.

Entre as principais iniciativas do governo Lula está a criação do Bolsa Família, a valorização real do salário mínimo, a redução do desemprego em níveis históricos, a ampliação do acesso ao ensino superior, o Minha Casa Minha Vida, entre outros.

Em 2010, o ex-presidente Lula conseguiu eleger, como sucessora, a presidenta Dilma Rousseff, reeleita em 2014.

Desde que deixou a Presidência da República, ele se dedica a atividades no Instituto Lula e também no Partido dos Trabalhadores.




Lula 70 anos: O mundo reconhece a força e liderança do presidente brasileiro
Entre os admiradores do primeiro presidente de esquerda a chegar à presidência do Brasil está o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Em 2009, durante reunião do G20, o líder norte-americano disse: “Esse é o cara! Eu adoro esse cara", sobre o então presidente Lula


Presidente Barack Obama recebe o então presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva. 

A trajetória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à frente da Presidência da República levou o nome do Brasil a estampar as manchetes dos principais jornais do mundo, seja com notícias do sucesso de políticas adotadas no País, por dados os elogios recebidos pelo petista ao longo dos oito anos que esteve no Poder.

Entre os admiradores do primeiro presidente de esquerda a chegar à presidência do Brasil está o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Em 2009, Lula encontrou-se com Obama durante reunião do G20, grupo formado por líderes das principais economias desenvolvidas e em desenvolvimento. Na ocasião, o então presidente brasileiro virou o centro das atenções diante dos elogios recebidos do líder norte-americano.

Ao apresentar Lula para o primeiro-ministro da Austrália Kevin Rudd, Obama disse: “Esse é o cara! Eu adoro esse cara. É o político mais popular da terra”. E completou: “É porque ele é bonitão”.

Dois anos antes, em 2007, o petista arrancou elogios do então presidente do México, Felipe Calderón, ao receber a condecoração da Ordem Mexicana da Águia Asteca, no grau de Grande Colar.

“Nosso amigo, o presidente Lula, é uma lenda no Brasil, na América Latina e no mundo, muito especialmente entre os que reconhecem a sua liderança nas causas dos mais pobres”, declarou Calderón. Os elogios foram feitos durante jantar oferecido em homenagem ao presidente brasileiro, em visita ao México.

Durante o evento, Calderón não economizou aplausos ao brasileiro. “Lula é um homem trabalhador e solidário, um incansável lutador social, um democrata que se soube ganhar a confiança do povo brasileiro”, completou.

O ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, também destacou, por diversas oportunidades, o trabalho do ex-presidente brasileiro como líder latino americano.

“Eu acredito que o Brasil nunca teve um presidente que desse o prestígio mundial que deu Lula na política exterior, na África, no mundo”, declarou, em 2014, ao ser entrevistado pelo “Canal Livre”, da TV Band.

Em abril deste ano, o ator norte-americano Danny Glover, ativista dos direitos humanos e ligado a centrais sindicais dos Estados Unidos, chamou Lula de “meu herói”. O norte-americano elencou a importância da vida política do petista durante evento da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Paulo.

Imprensa - Destaque na imprensa internacional por diversas vezes, Lula foi classificado por reportagem do canal árabe de “TV Al Jazira” de “porta-voz do Terceiro Mundo”. O material exibido em 2010 afirma que, dada à sua “extraordinária popularidade”, seria muito provável que o ex-presidente voltasse a se candidatar futuramente.

“Com apenas um ano restante no cargo, sua história política e econômica de sucesso será difícil de se repetir”, disse a reportagem, exibida antes da reeleição do petista.

Prêmios - O ex-presidente Lula coleciona prêmios e honrarias dadas por organismos internacionais durante e após os mandatos na Presidência da República.

Em 2011, o petista recebeu do Instituto de Estudos Políticos de Paris – o Sciences-po, o primeiro título Honoris Causa que a instituição concedeu a um latino-americano. Com 140 anos de existência, passaram pelo instituto a nata da elite francesa, como os ex-presidentes Jacques Chirac e François Mitterrand.

Questionado pela imprensa brasileira na época, o diretor da instituição, Richard Descoings ressaltou o que motivou a entrega da condecoração. “O presidente Lula fez uma carreira política de alto nível, que mudou muito o país e, radicalmente, mudou a imagem do Brasil no mundo”, declarou.

“O presidente Lula demonstrou que é possível ser um bom presidente, sem passar pela universidade”, completou.











0 comentários:

Postar um comentário

Beto ou Fernando: Sobrinho decidirá escolha de seu sucessor por meio de uma pesquisa .

Beto ou Fernando: Sobrinho decidirá escolha de seu sucessor por meio de uma pesquisa    PREFEITO SOBRINHO, só tem Beto do Sindicato e Fernan...