Em meio a crise política e econômica vivida pelo país, na quarta-feira, dia 27/5, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou o relatório O Estado da Segurança Alimentar no Mundo 2015, que apontou a redução em 82% no número de pessoas subalimentadas no Brasil, entre 2002 e 2014. Segundo o relatório, programas de transferência de renda e o fortalecimento do poder aquisitivo das mulheres foram essenciais para a reversão do quadro de pobreza e miséria no qual o Brasil esteve mergulhado até o início dos anos 2000.
A notícia, que deveria ser motivo de ampla comemoração, simplesmente foi omitida por todos (TODOS!) os jornais e revistas da “grande” imprensa nacional. Tivéssemos uma mídia democrática, tamanha conquista estamparia a capa dos impressos e ganharia destaque nos programas do rádio e da televisão.
O silêncio da mídia e o ódio de classe contra o Bolsa Família, cuja importância é reconhecida internacionalmente, escancaram a oposição midiática ao governo petista, o caráter excludente da sociedade brasileira e a “cultura do desprezo” pelos mais pobres.
O ex-presidente Lula sintetizou de forma magistral o comportamento da mídia e de parte dos brasileiros: “Eu imaginava que as pessoas iriam ficar felizes ao ver os pobres começarem a comer. Mas não, elas se incomodam.”
Luana Tolentino é professora, historiadora e ativista dos movimentos negro e feminista.
***
Fome cai 82% em 12 anos no Brasil, afirma ONU
Queda é a maior registrada entre as seis nações mais populosas do mundo, segundo relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Via Portal Planalto em 28/5/2015
O Brasil reduziu em 82,1% o número pessoas subalimentadas no período de 2002 a 2014. A queda é a maior registrada entre as seis nações mais populosas do mundo, e também é superior a média da América Latina, que foi de 43,1%.
Os dados são do relatório O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo 2015, divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) na quarta-feira, dia 27/5. O documento aponta ainda que o Brasil alcançou as metas estabelecidas pelas Nações Unidas em relação à fome nos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“O relatório confirma o esforço e reconhece a trajetória do Brasil na ação de redução da pobreza e do combate à fome”, ressaltou a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.
Entre os seis países mais populosos, o Brasil é também aquele que apresenta a menor quantidade de pessoas subalimentadas, apresentando ainda um total de 3,4 milhões. Número que representa pouco menos de 10% da população da América Latina, que é de 34,3 milhões.
Ainda segundo o relatório da FAO, entre os principais motivos que levaram o Brasil a conquistar as metas estabelecidas pela ONU estão: prioridade política da agenda de erradicação da fome e da desnutrição; compromisso com a proteção social consolidado por meio de programas de transferência de renda; crescimento econômico; e fomento à produção agrícola via compras governamentais.
Transferência de renda
O Programa Bolsa Família e as ações de segurança alimentar desenvolvidas pelo governo brasileiro foram citadas pelo relatório como cruciais para o crescimento inclusivo que o Brasil alcançou.
A ministra Tereza Campello destacou que o governo continuará trabalhando para reduzir ainda mais a fome e a pobreza no País, assim como para enfrentar os novos desafios que surgiram com a nova configuração econômica e social do Brasil.
“O Brasil saiu do Mapa da Fome. Temos a primeira geração de crianças alimentadas, que estão na escola e não vão repetir a trajetória de seus pais. E nos deparamos com o Brasil vivendo problemas de saúde típicos de países desenvolvidos, como a obesidade
sábado, 6 de junho de 2015
Home »
» A “grande mídia” se cala: Relatório da ONU diz que fome cai 82% no Brasi
A “grande mídia” se cala: Relatório da ONU diz que fome cai 82% no Brasi
Related Posts:
Policiais Militares de Alagoa Grande/PB e Alagoinha/PB recuperam veículos roubados Policiais Militares de Alagoa Grande/PB e Alagoinha/PB recuperam veículos roubados Alagoa Grande/PB Por volta das 22h, deste sábado (06), a Rádio Patrulha da cidade de Alagoa Grande/PB realizava rondas na zon… Read More
Ex-vocalista da banda Calcinha Preta sofre acidente de carro Ex-vocalista da banda Calcinha Preta sofre acidente de carro Acidente ocorreu na madrugada do domingo (07) informações DANIEL SCHVARTZ Segunda, 08/08/16 às 11:27 - Atualizado em Segunda, 08/08/16 às 12:10 &… Read More
1° Cavalgada de Santana foi realizada em Alagoa Grande. Veja Vídeo Em Alagoa Grande, 1° Cavalgada de Santana foi realizada dia 31 de julho de 2016, na Churrascaria, Pousada e parque beira Rio localizado na entrada da cidade de Alagoa grande-PB. A organização contou com apoio de Nal Barr… Read More
Novas imagens de Vôo Livre na serra de Paquivira na Zona Rural de Alagoa Grande Novas imagens de Vôo Livre na serra de Paquivira na Zona Rural de Alagoa Grande Uma bela imagem do evento de vôo livre, mostrando o campo de futebol poeirão da Rua da Enéas de Alagoa Grande. Realmente,… Read More
Mulher arranca testículo do marido que se esqueceu de dar presente em data comemorativa domingo, 7 de agosto de 2016 | Mulher arranca testículo do marido que se esqueceu de dar presente em data comemorativa Uma mulher é acusada de ter arrancado os testículos do marido porque ele esqueceu de dar… Read More
Beto ou Fernando: Sobrinho decidirá escolha de seu sucessor por meio de uma pesquisa .
Beto ou Fernando: Sobrinho decidirá escolha de seu sucessor por meio de uma pesquisa PREFEITO SOBRINHO, só tem Beto do Sindicato e Fernan...

0 comentários:
Postar um comentário