Centrais negociam na Câmara para evitar perda para trabalhadores
Centrais negociam na Câmara para evitar perda para trabalhadores
Representantes das centrais sindicais estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (6), com o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para tentar evitar a votação, em plenário, da emenda aprovada na comissão especial do Congresso sobre a prevalência do negociado sobre o legislado. Cunha disse que vai colocar a matéria em votação, o que fez os sindicalistas se voltarem para articulação junto às bancadas partidárias.
Agência Câmara
A prevalência do negociado sobre o legislado representa o fim da CLT e trará grandes prejuízos para a classe trabalhadora O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, saiu da reunião com o presidente da Câmara anunciando que “agora vamos conversar com as bancadas para tentar conseguir que seja apresentada uma emenda supressiva à MP (Medida Provisória) para evitar esse grande prejuízo à classe trabalhadora”.
A emenda supressiva é para tirar do texto da MP 680, que cria o Programa de Proteção do Emprego (PPE), os artigos 11 e 12, apresentados pelo relator, deputado Daniel Villela (PMDB-GO), permitindo a prevalência do negociado sobre o legislado nos acordos coletivos de trabalho.
A matéria foi aprovada, na semana passada, na Comissão Mista formada por deputados e senadores, pegando de surpresa os sindicalistas e parlamentares que representam os trabalhadores no parlamento.
As centrais sindicais vão aproveitar a oportunidade de se encontrarem esta semana em Brasília para buscar apoio para retirar os artigos da prevalência do negociado sobre o legislado da MP, para tratar de uma ação política conjunta contra as investidas que pretendem fragilizar a legislação trabalhista no Congresso Nacional e elaborar um plano de atuação na nova configuração do governo.
Agenda do empresariado
O presidente da CTB disse que a proposta faz parte da agenda do empresariado que tentou, durante toda a era FHC (governo de oito anos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso) vê-la aprovada pelo Congresso Nacional, sem ter conseguido o seu intento, alertando para os “pacotes de maldade” para a classe trabalhadora que têm sido produzidos pelo parlamento no momento atual..
“Não conseguimos nem vencer o debate da terceirização e somos pegos de surpresa com essa proposta que significa acabar com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Nós temos sair desse círculo no Congresso nacional que está produzindo pacotes de maldades para a classe trabalhadora”, avalia o líder sindical.
Os líderes sindicais, em conversa com Eduardo Cunha, destacaram que o esforço do PPE é de viabilizar a possibilidade de acordos nesse momento de crise que permitisse garantia dos empregos, mas que os trabalhadores foram pegos de surpresa com a aprovação da prevalência do negociado sobre o legislado, sem nenhum debate ou negociação de uma matéria tão importante para a vida dos trabalhadores.
E queixaram-se para Eduardo Cunha do açodamento na apreciação da matéria, que concordou com os sindicalistas, mas reafirmou o propósito de colocar a matéria em votação no plenário. A MP pode ser apreciada esta semana no plenário da Casa, logo após sua leitura pela Mesa da Câmara, quando a proposta passará a trancar a pauta de votações. Depois de aprovada na Câmara, a matéria será analisada no Senado Federal e, caso não haja alteração, seguirá para sanção presidencial.
Para os sindicalistas, isso não abre perspectivas de debate, o que torna as negociações ainda mais difíceis, considerando a correlação de forças entre a bancada do empresariado e dos trabalhadores. “É muito difícil, o ambiente é hostil e conservadorismo está prevalecendo”, avalia Adilson Araújo.
terça-feira, 6 de outubro de 2015
Home »
» Centrais negociam na Câmara para evitar perda para trabalhadores
Centrais negociam na Câmara para evitar perda para trabalhadores
Related Posts:
De 20 a 26 de novembro, Semana da Consciência Negra em Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande. Veja programação … Read More
Adolescente morre eletrocutada por curto em cabo de celular enquanto dormia Uma adolescente morreu eletrocutada pelo cabo do celular enquanto dormia, no Vietnã. Le Thi Xoan, de 14 anos, teria encostado no fio, que estava encapado com uma fita adesiva e conectado à tomada. A Polícia de Hanói encont… Read More
Operações Policiais são deflagradas em busca de homicidas e traficantes em Alagoinha, Cuitegi, Serraria e Borborema Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (14/11) foram desencadeadas 02 (duas) Operações Policiais integradas da (PC e PM) no brejo paraibano, voltadas à elucidação de homicídios e erradicação do tráfico de drogas.… Read More
CNH Digital deve valer em todo país até fevereiro de 2018 A CNH eletrônica deve ser implantada em todo país até o começo de fevereiro do ano que vem. Para isso, o DETRAN de cada estado deve se adaptar para prestar o serviço, até agora, Goiás e Distrito Federal são as unidades da… Read More
Pai é preso acusado de abusar e engravidar a filha de 15 anos. A menina disse à polícia que era abusada desde os 8 anos de idade Um homem de 52 anos foi preso, na terça-feira (14), em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, suspeito de abusar e engravidar a filha de 15 anos, de acordo com a Polícia Civil. Em depoimento, a adolescente contou que era abusad… Read More
Beto ou Fernando: Sobrinho decidirá escolha de seu sucessor por meio de uma pesquisa .
Beto ou Fernando: Sobrinho decidirá escolha de seu sucessor por meio de uma pesquisa PREFEITO SOBRINHO, só tem Beto do Sindicato e Fernan...

0 comentários:
Postar um comentário