sábado, 28 de novembro de 2015

Instituto Evandro Chagas confirma primeira morte por vírus Zika no Brasil

Aedes aegypti, transmissor do Zika vírus
Instituto Evandro Chagas confirma primeira morte por vírus Zika no Brasil

Paciente tinha lúpus, uma doença que afeta o sistema imunológico, e por isso não resistiu à zika; Instituto Evandro Chagas notificou o Ministério da Saúde sobre o caso
Saúde | Em 28/11/15 às 15h50, atualizado em 28/11/15 às 15h54 | Por Agência Brasil
ImprimirEnviar notícia
Reprodução/Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Aedes aegypti, transmissor do Zika vírus
O Instituto Evandro Chagas confirmou nessa sexta-feira (27) o primeiro caso de morte por vírus Zika no país. A doença é transmitida por meio da picada do Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya.



Segundo o instituto, o paciente morava no Maranhão e a morte ocorreu em junho. O caso foi encaminhado para a instituição, com sede em Belém, por ser referência nacional em febres hemorrágicas.

O paciente tinha lúpus, uma doença que afeta o sistema imunológico, e por isso não resistiu à zika. O Instituto Evandro Chagas notificou o Ministério da Saúde.

A assessoria do ministério disse que recebeu os dados, analisa as informações repassadas e vai divulgar um posicionamento sobre o assunto na próxima semana.

O vírus Zika é caracterizado por febre baixa, olhos vermelhos sem secreção e sem coceira, dores nas articulações e erupção cutânea com pontos brancos e vermelhos, além de dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas. A maior parte dos casos não apresenta sintomas. O tratamento é sintomático com uso de paracetamol para febre e dor, conforme orientação médica.

Os casos de vírus Zika vem chamando atenção nas últimas semanas devido a possíveis ligações da doença com o aumento de microcefalia no Nordeste.

0 comentários:

Postar um comentário

Beto ou Fernando: Sobrinho decidirá escolha de seu sucessor por meio de uma pesquisa .

Beto ou Fernando: Sobrinho decidirá escolha de seu sucessor por meio de uma pesquisa    PREFEITO SOBRINHO, só tem Beto do Sindicato e Fernan...