Vice Prefeito Beto e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais participou da inauguração do Museu Quilombo de Caiana dos Crioulos Uma quantidade expressiva de pessoas e entidades estiveram prestigiando ao evento como, por exemplo, a Profª Nalda Brito, Profª Marilene Brito entre outras do Município, Vice-Prefeito Beto do Sindicato, Vereador Josildo Oliveira, pré-candidatos a Vereador Adalto Coutinho, Robertão de Canafístula, Dr. Roberto Luis da EMATER, Escritor José Guedes, Cida de Caiana, Cirandeira e Presidente da Associação dos Moradores do Quilombo de Caiana dos Crioulos, Severino Antonio (bibiu) do Conselho Estadual de Políticas Culturais, Jéssica do Orçamento Democrático, Oswaldo coordenador do Orçamento Democrático Estadual, Profª Marilene Sobral, Dona Maria Teodósio, Cassimiro Assessor do Vice-Prefeito, Bichek filmagens, Bandinha de Caiana, Luzia do Movimento de Mulheres do Brejo.
Vice Prefeito Beto Passou a Tarde toda na Comunidade do
Quilombola em caiana dos crioulos e visitou amigos correligionários a Noite
participou da abertura do evento da Consciência Negra. Na abertura do
evento quem esteve presente foi Vereador Fabrício de Fortunato ao lado Vice Prefeito Beto.
Caiana dos Crioulos e uma comunidade remanescente de quilombo que fica numa serra do município de Alagoa Grande, Paraíba. Brasil. Lá, além de se trabalhar, rezar, estudar, amar e brigar, de vez em quando, também se brinca e se diverte com o Coco-de-roda e a Ciranda que aliam canto, dança e alegria.
Quanto à sua origem africana, a hipótese mais provável é de que a população de Caiana seja de descendência Banto.
A comunidade de Caiana dos Crioulos é reconhecida como Quilombola pelo Governo brasileiro, mas ainda espera pela devolução de suas
terras, conforme prevê a constituição brasileira.
Há quase 10 anos que se arrasta, em Brasília, o processo de demarcação e posse do território que, por direito, pertence às, aproximadamente, 100 famílias que moram ali.
Em Caiana tem um grupo que canta, toca e dança Ciranda e Coco-de-roda para animar o povo todo nos dias festivos, para receber visitantes e amigos.
O grupo inspira e participa, como convidado, de vários trabalhos de artistas de todo o Brasil: CD Cantigas de Bem-Querer (2003) de Socorro Lira, do CD / VD do grupo A Barca (São Paulo), do álbum Responde à Roda, das Universidades Federal Pernambuco e da Paraíba, do CD Projeto Quadrante - A Pedra do Reino da Rede Globo/Som Livre, entre outros.
Os instrumentos que acompanham o Coco-de-roda e a Ciranda, em Caiana, são: o bumbo, o triângulo e o ganzá, geralmente tocado por jovens da comunidade, filhos das cantadeiras-dançadeiras.
Apresenta-se em diversos lugares, na Paraíba e em outras regiões do Brasil, em eventos de caráter artístico-cultural, político e educacional.
0 comentários:
Postar um comentário