quinta-feira, 30 de março de 2017

Livro infantil vai apresentar Papai Noel negro e gay.


 30/03/2017 - 08:55 hs

Livro infantil vai apresentar Papai Noel negro e gay
O Natal de 2017 já vai chegar com uma boa ideia de presente: um Papai Noel que foge do padrão europeu heteronormativo que há mais de 80 anos vem fazendo propaganda para a Coca-Cola. O selo Harper Design, da editora Harper Collins, anunciou ontem que vai publicar um livro infantil em que Papai Noel é negro, e vive um romance interracial com um velhinho branco.
Santa’s Husband (“O Marido do Papai Noel”, em tradução livre) é escrito por Daniel Kibblesmith, um dos roteiristas do prestigiado programa The Late Show, com Stephen Colbert. O livro vai contar “a história verdadeira de um Papai Noel negro e seu marido branco (que costuma ocupar seu lugar nos shoppings)”. As ilustrações são de autoria de AP Quach.
O autor teve a ideia para o livro em dezembro, quando tuitou: “Eu e @JenAshleyWright [sua esposa] decidimos que nosso futuro filho só vai aprender que Papai Noel é negro. Se ver algum Papai Noel branco na rua, a gente vai responder ‘esse é o namorado dele'”.
Além de colaborar para o programa de Stephen Colbert, Daniel Kibblesmith é o co-autor do livro How to Win at Everything (“Como vencer em tudo”) e autor da série em quadrinhos Valiant High.
No final do ano passado, um shopping em Minneapolis, nos EUA, causou controvérsia ao contratar um homem negro para trabalhar como o Papai Noel do estabelecimento. Os racistas de plantão tentaram promover um boicote ao shopping, bradando que PAPAI NOEL É BRANCO, mas foram minoria: a imensa maioria da clientela adorou a performance de Larry Jefferson-Gamble como o bom velhinho que não se esquece de ninguém e sempre vem.
Mas não é de hoje que se cria polêmica nos EUA em torno da etnicidade do velhinho que só não tem a felicidade pra dar de presente. Em 2013 a âncora do canal Fox News Megyn Kelly, atordoada com a possibilidade de um Papai Noel negro levantada pela colunista Aisha Harris, insistiu que ele era branco, assim como Jesus. Bobagem: além do fato de que Papai Noel não existe (mal aí, garotada), Papai Noel é derivado de São Nicolau, um monge do século 4 que vivia na Turquia. Jesus, como todos sabem, era um judeu que nasceu no Oriente Médio. Não há muito de caucasiano nessas figuras históricas.
Santa Claus’ Husband chega às livrarias norte-americanas em 10 de outubro.Com informações do Uol.

0 comentários:

Postar um comentário

Beto ou Fernando: Sobrinho decidirá escolha de seu sucessor por meio de uma pesquisa .

Beto ou Fernando: Sobrinho decidirá escolha de seu sucessor por meio de uma pesquisa    PREFEITO SOBRINHO, só tem Beto do Sindicato e Fernan...