segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Justiça exige retomada de processo contra Malafaia por declarações homofóbicas

Justiça exige retomada de processo contra Malafaia por declarações homofóbicas


Declarações foram veiculadas no programa “Vitória em Cristo”, da TV Bandeirantes, em 2011; sentença da primeira instância havia determinado a extinção do processo em 2012

A Justiça determinou que seja retomado o processo que o Ministério Público Federal de São Paulo moveu contra Silas Malafaia, a TV Bandeirantes e a União por declarações homofóbicas do pastor em julho de 2011 no programa “Vitória em Cristo”, veiculado pela emissora. A decisão, tomada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, rebate sentença da 24ª Vara Federal Cível, que em 2012 extinguiu a ação.
Em 2011, Malafaia comentava na TV a utilização de imagens de santos em cartazes na Parada LGBT daquele ano, quando disse: “Os caras na Parada Gay ridicularizaram símbolos da Igreja Católica e ninguém fala nada. É pra Igreja Católica entrar de pau em cima desses caras, sabe? Baixar o porrete em cima pra esses caras aprender (sic). É uma vergonha”. Depois de ser acionado pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais Travestis e Transexuais (ABGLT), o MPF apurou o fato e concluiu que as falas do evangélico continham “teor preconceituoso e agressivo”, decidindo pela apresentação da ação judicial.
“Como líder religioso, o réu Silas Lima Malafaia é formador de opiniões e moderador de costumes. Ainda que sua crença não coadune com a prática homossexual, incitar a violência ou o desrespeito a homossexuais extrapola seus direitos de livre expressão, constituindo prática violadora dos direitos fundamentais à dignidade, à honra e mesmo à segurança desses cidadãos. Por isso a importância da retratação de seus comentários homofóbicos diante de seus telespectadores”, escreveu o procurador da República Jefferson Aparecido Dias, autor da ação protocolada em outubro de 2011.
O Ministério Público pede que a Justiça Federal conceda uma liminar para proibir o pastor e a TV Bandeirantes de divulgarem novamente comentários homofóbicos e obrigar a União a fiscalizar o “Vitória em Cristo” por meio do Ministério das Comunicações. Além disso, a Procuradoria quer que, terminado o processo, Malafaia se retrate durante o programa, utilizando, no mínimo, o dobro do tempo empregado na veiculação das declarações discriminatórias.

0 comentários:

Postar um comentário

Beto ou Fernando: Sobrinho decidirá escolha de seu sucessor por meio de uma pesquisa .

Beto ou Fernando: Sobrinho decidirá escolha de seu sucessor por meio de uma pesquisa    PREFEITO SOBRINHO, só tem Beto do Sindicato e Fernan...